Quando o assunto é carreira, não é raro a roupa e a aparência serem ignoradas por homens como se não fosse algo tão importante quanto o desenvolvimento de novas habilidades ou conhecimentos. Contudo, estudos indicam o forte impacto que a aparência tem no sucesso profissional das pessoas.
Como você é visto
Pesquisas na área da psicologia demonstram que basta uma fração de segundo para se formar a primeira impressão sobre algo ou alguém na nossa mente. Essas imagens são rapidamente construídas, porém difíceis de serem desfeitas posteriormente. Para mudar uma primeira impressão é preciso tempo, convívio e abertura do interlocutor para mudar de ideia.
A nossa aparência, portanto, influencia fortemente a percepção das pessoas sobre nós. A roupa que vestimos é insumo para que suponham o quanto de sucesso temos, o quão competentes e confiáveis somos e até sobre a nossa inteligência ou a falta dela.
Como você se vê
A nossa aparência também impacta na percepção que temos de nós e, por consequência, na nossa produtividade e autoconfiança no trabalho.
Tal afirmação é fácil de testar. Provavelmente você já teve a oportunidade de caprichar mais no visual para um evento ou reunião importante. Lembra-se de como se sentiu? Aposto que experimentou a sensação de poder e confiança.
Segundo um estudo publicado no “Journal of Experimental Psychology”, em 2014, por professores da Faculdade de Administração da Yale, roupas formais, com elevado status social, podem elevar o desempenho profissional em tarefas competitivas. “As pessoas que se vestem com esse tipo de roupa se sentem mais poderosas”, afirma Michael L. Slepian, um dos autores do estudo.
O que é uma roupa formal?
Para cada profissão, empresa, setor ou ocasião, o que é considerado uma “roupa formal” muda.
Por exemplo, se o seu ambiente de trabalho é casual, provavelmente não faz sentido você vestir paletó, calça social e gravata. O ideal, nesse cenário, é caprichar em uma calça de sarja e camisa corretamente ajustadas ao seu corpo, além de escolher um sapato de qualidade para compor o visual.
Há dois aspectos que sempre funcionam quando o que se busca é uma imagem elegante, profissional e adequada ao seu ambiente de trabalho:
1 – Caimento das roupas
Usar roupas corretamente ajustadas ao seu corpo, sem ficar largas ou apertadas, compridas ou curtas.
2 – Qualidade das peças
Acessórios em couro, camisas feitas em bom algodão, relógio e carteira em ótimo estado de conservação, sapato limpo, tudo isso faz diferença.
Ao longo da nossa experiência vestindo homens, já vimos muitas vezes o quanto pequenos ajustes podem gerar grandes resultados na carreira de uma pessoa.
É por isso, inclusive, que hoje temos consultores de estilo em todas as nossas lojas, para transformar a necessidade de se vestir bem em algo prático e que faz a diferença na vida dos nossos clientes.
Escolha melhorar algo no seu visual essa semana e teste a eficácia dessas pesquisas na sua realidade.
Referências:
https://psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2Fxge0000023
https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2014/02/23/interna_ciencia_saude,414243/estudos-em-psicologia-mostram-que-a-primeira-impressao-e-a-que-fica.shtml